sábado, 8 de junho de 2019

Chernobyl (2019)

Minissérie: Chernobyl 

Ano: 2019

Criador: Craig Mazin

Diretor: Johan Renck

Emissoras: HBO, Sky Atlantic

Nota: ★★★★★+❤

Durante a madrugada de 25 para 26 de abril de 1986 o reator de nº 4 da Usina Nuclear de Chernobyl, próxima a Pripyat (atual Ucrânia) explode, e então temos o mais famoso acidente nuclear na história da humanidade. E é assim que começa a série mais bem avaliada no site IMDB (9,7 de 10).

Com cinco episódios, a nova minissérie da HBO (trailer aqui), promete ao espectador revelar fatos escondidos pelo governo soviético sobre o maior acidente nuclear da história. A série acompanha Valery Legasov (Jared Harris), Borys Shcherbina (Stellan Skarsgård) e  Ulyana Khomyuk (Emily Watson):  Um químico inorgânico, o vice-presidente do conselho de ministros soviéticos e uma física nuclear, está última é uma representação das dezenas de profissionais que trabalharam no desastre real.

Com várias cenas chocantes, e muitas vezes nojentas, o autor nos entrega a história de heróis que lutaram na Usina. A luta para  impedir que o aquífero que abastecia cerca de 50 milhões de pessoas não fosse contaminado pelo produto que acabou se formando na reator após a explosão. A reação do corpo dos bombeiros que entraram em contado com a radiação sem saber do que se tratava, dos moradores de Pripyat que foram para a ponte observar o incendio na usina.

Uma das histórias mais tocantes apresentadas é a de Lyudmilla Ignatenko (Jessie Buckley) que havia se casado a pouco tempo com o bombeiro  Vasily Ignatenko um dos primeiros homens a chegar no local, do até então informado a eles incêndio. Essa história também é apresentado no livro Vozes de Tchérnobil de Svetlana Aleksiévitch (ganhadora do prêmio Nobel de Literatura de 2015).

Uma das cenas mais espetaculares da série 

Créditos: Facebook Citando Séries

Acompanhamos também o governo soviético tentando a todo custo abafar o caso, mesmo quando a fumaça produzida pela explosão já atingia toda a Europa e se espalhava por todo o globo. Tudo isso porque nada poderia dar errado, tinham que ser um modelo perfeito de governo.

O quinto e último episódio mostra o julgamento daqueles que foram considerados os responsáveis pelo desastre. E ainda uma explicação do que aconteceu dentro da usina horas e minutos antes do reator 4 vir a explodir. Com flashbacks e uma longa explicação vinda de Legasov, o final da história pode vir a causar revolta em quem está assistindo, pois afinal, do que vale a verdade se no fundo o que querem ouvir é a mentira? Esse é um dos questionamentos finais do personagem. O final dele e de outro é mostrado através de um narrador que conta tudo o que aconteceu após esse julgamento.

Essa é uma das séries que mais me causou impacto, e deixou também vários questionamentos e revoltas, afinal "Quanto vale a vida de um povo para seus governantes? Estariam eles realmente preocupados com a população ou só com a imagem que queriam passar para o resto do planeta?". 

Com um roteiro e um elenco incrível Chernobyl já se tornou uma das minhas séries favoritas, vale aqui ressaltar que a série não é sobre o acidente mas sobre o custo das vidas. É um relato sobre algo que nunca foi divulgado por inteiro, que contém segredos até os dias de hoje, 33 anos após o acontecido.  

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Ser um cientista é ser ingenuo. Nos concentramos tanto na busca pela verdade, que não percebemos que poucos querem realmente encontrá-la. Mas está sempre lá, quer você veja ou não, quer você escolha ou não. A verdade não se importa com as nossas necessidades ou vontades, não se importa com nossos governos, ideologias, religiões. Ficará esperando o tempo que for, e isso finalmente é o presente de Chernobyl, onde um dia eu temi o custo da verdade agora eu pergunto: Quanto custa a mentira?" 

-Valery Legasov  

"Quando a verdade nos ofende mentimos... mentimos até que não nos lembremos da verdade mas ainda é uma mentira. Cada mentira que dizemos aumenta a divida com a verdade, cedo ou tarde essa divida é paga, é assim que o núcleo de um reator explode. Mentira" 

- Valery Legasov